Anúncio






COMUNICADO DE IMPRESSA

Organização Creativetracks (www.creativetracks.org) em colaboração com a ANIMA (ONG) e do Instituto Português de Camões, Moçambique, organizaram de 14 a 15 de setembro de 2017, em Maputo, workshops sobre criatividade e empreendedorismo: “Descobre o potencial das Indústrias criativas ". Mais de 60 participantes de Maputo, Gaza e Niassa, região nordeste do país, participaram das oficinas de dois dias que consistiram em compartilhar experiências, interações, trocas, oficinas e redes.
Três (3) membros da Rede Arterial Moçambique participaram do evento e estabeleceram contatos efetivos e parcerias com mais de 10 organizações com quem estabelecerão acordos de cooperação e parceria. A ANM espera beneficiar de cada uma das organizações em parceria. Particularmente, a ANM espera mobilizar as organizações angolanas com o objetivo de expandir a ANM para os países PALOP. Os membros da ANM são encorajados a se registrar, como embaixador, na plataforma da creativetracks. 


                                 





     
         






---------------------------------------------------------------------------------------------------------


Facilitação da Formação

A ANM pretende recrutar serviços de um (a) consultor (a) para a elaboração de materiais de formação em recursos financeiros, cobrindo os quatro (4) Objectivos específicos. Neste contexto, o (a) consultor (a), sob instruções do Conselho de Administração da ANM, direção do coordenador de projectos e directa supervisão do ponto focal em mobilização de recursos da ANM, o consultor (a) contractado (a) devera: 1) conceptualizar e produzir os materiais de formação, em power point; cobrido as quatro (4) áreas mencionadas nos objectivos específicos deste documento. Os materiais de formação devem ser concisos e explícitos para facilitar a aprendizagem; 2) imprimir e entregar o material em formato físico e digital; e 3) entregar os materiais ate ao dia 10 de Agosto de 2017.

FORMAÇÃO EM MOBILIZAÇÃO DE FUNDOS  PARA ONG CULTURAIS
ARTERIAL NETWORK MOÇAMBIQUE
Contexto
A Arterial Network Moçambique (ANM) é uma organização nacional da sociedade civil cultural, de carácter privado e sem fins lucrativos para a promoção da diversidade cultural. A ANM tem como visão, tornar o sector cultural moçambicano mais dinâmico e durável, engajado não sómente numa prática qualitativa das artes entanto que forma de expressão cultural, mas também, como vetor de desenvolvimento, contribuindo para a promoção dos direitos do homem e da democracia, assim como a erradicação da pobreza em Moçambique.  

Os artistas, agentes e fazedores culturais do vasto sector da diversidade cultural moçambicano enfrentam desafios em todas as esferas do desenvolvimento das suas atividades, concretamente na implementação da cadeia de valor da produção cultural, legislação, politicas, estratégias, governação, mercados, promoção, mobilidade de artistas, infraestruturas entre outros elementos estruturais e infraestruturais, cruciais para o desenvolvimento das Artes e Cultura em Moçambique. Os artistas produzem, mas o seu produto é vendido na pirataria devido a ineficácia da legislação, falta de mercados e infraestruturas culturais; assim como tem dificuldades de aceder a mercados culturais e espaços de interação e intercâmbios com outros artistas a nível nacional, regional e internacional.

Em Moçambique, um grupo de Moçambicanos, agentes e praticantes culturais, apoiados pela Arterial Network Africa, se juntaram para criar a Arterial Network Moçambique, com o objectivo de a) levar a cabo acções de advocacia para fortalecer a legislação cultural; b) promover a partilha de informação e criar networks; e c) fortalecer as capacidades do seu grupo alvo, agrupado em associações e organizações culturais, e criar plataformas para interação, mercados e formações em gestão e produção cultural. A génese do grupo alvo é constituída por jornalistas culturais, gestores, promotores, músicos, dançarinos, poetas, cineastas, agentes do teatro, artistas plásticos, estilistas, enfim, todos os praticantes e fazedores da cultura, em Moçambique. A Arterial Network Moçambique foi criada em Moçambique no dia 29 de Fevereiro de 2015, ao abrigo do disposto nº 1 do artigo 76, da lei 8/91 de 18 de Julho, que aprova o direito ao livre associativismo em Moçambique.

A Arterial Network Moçambique, tem organizado, regularmente, em diversas áreas, debates, advocacia, formações, troca e partilha de informação com os diferentes actores através do FORUMARTERIALNETWORKMOZAMBIQUE. É neste contexto que a ANM, com o apoio técnico e financeiro da Cooperação Suíça (SDC) planifica uma Formação Práctica em Mobilização de Recursos para Gestores Culturais e Mobilizadores de Recursos Financeiros de Organizações da Sociedade Civil Culturais de Maputo, Gaza e Inhambane. A Formação Prática terá lugar nos dias 15, 16 e 17 de Agosto de 2017, na Cidade de Maputo, das 8:00 as 16:30 horas.
                                                                                                                             
Objectivo da formação
A formação tem como objectivo, fortalecer as capacidades do seu grupo alvo, gestores, artistas e mobilizadores de recursos de Organizações da Sociedade Civil Culturais e empresários culturais. A formação visa desenvolver capacidades para o desenho de Projectos que vão garantir a existência e a sustentabilidade das suas acções e das suas organizações.
                      
Objectivos Específicos
Especificamente, a formação dividida em quatro (4) partes vai capacitar o grupo alvo sobre como:
1) Planificar Escrever um Projecto;
2) Escrever, efetivamente, um projecto;
3) Fazer Estratégia para Mobilizar Recursos financeiros de projecto; e
4) Comunicar um projecto aos potenciais doadores

Resultados Esperados da Formação
Espera-se que no final da formação, cada participante saia com um projecto da sua  organização e a respectiva Estratégia de Mobilização de Fundos. Por isso, os participantes seleccionados deverão se fazer presentes com uma ideia de Projecto a ser operacionalizada ao longo da formação.
Participantes:
Os participantes da Formação Prática da Arterial Network Moçambique sobre mobilização de recursos são artistas, gestores de organizações culturais e empresários culturais. Estes serão selecionados a partir de uma ficha lançada na plataforma da ANM. Dada a avalanche dos potenciais participantes, a ANM reserva-se o direito de apenas selecionar os participantes que já tenham elaborado algum projecto. Apenas 30 participantes de 15 organizações serão selecionados para participar na formação. Os participantes vão partilhar ideias e experiencias sobre Mobilização de Recursos e Estratégia de Mobilização de Recursos.

Facilitação da Formação.
A ANM pretende recrutar serviços de um (a) consultor (a) para a elaboração de materiais de formação em recursos financeiros, cobrindo os quatro (4) Objectivos específicos. Neste contexto, o (a) consultor (a), sob instruções do Conselho de Administração da ANM, direção do coordenador de projectos e directa supervisão do ponto focal em mobilização de recursos da ANM, o consultor (a) contractado (a) devera: 1) conceptualizar e produzir os materiais de formação, em power point; cobrido as quatro (4) áreas mencionadas nos objectivos específicos deste documento. Os materiais de formação devem ser concisos e explícitos para facilitar a aprendizagem; 2) imprimir e entregar o material em formato físico e digital; e 3) entregar os materiais ate ao dia 10 de Agosto de 2017.

Resultados Esperados produzidos no âmbito do contractos
O Consultor devera apresentar a ANM o seguinte
-  Um exemplar do formulário e exemplos de Planos de Formação em Mobilização de Recursos
-    Um exemplar do formulário e exemplos de Concept Notes e de Propostas de Projectos
-    Um exemplar do formulário e exemplos da Estratégia de Comunicação e Disseminação de Projectos
-     Power points com conteúdos da formação em Mobilização de Recursos e 
-     Uma lista de  Referencias bibliográficas sobre Mobilização de Recursos.

Metodologia
O Consultor (a) vai trabalhar com a ANM, em particular com  o Ponto Final da Arterial Network Mocambique para Mobilização de Recursos e formadora, para garantir a transferência de conhecimento sobre mobilização de recursos e criar sustentabilidade da ANM.

Local e duração do contracto
O consultor (a) a ser contractado (a) vai trabalhar fora dos escritórios da ANM, numa abordagem “home based” e vai comunicar por email e organizar reuniões de trabalho, com a formadora, por Skype ou reuniões físicas nos escritórios da ANM na Casa da Cultura do Alto-Maé.  

Qualificações
O contractado (a) deve ter um conhecimento sólido em Mobilização de Recursos. Para o efeito, ele/ela deve ter as seguintes qualificações:
5 anos de experiência em gestão cultural e elaboração de Projectos culturais;
Formação Superior em gestão cultural
Investigador (a) cultural, e
Fluente em português

Submissão da proposta
A ANM convida candidatos (as) em gestão cultural e de Projectos culturais para submeterem propostas com o respectivo Plano de Trabalho e orçamento.

Honorários
A ARTERIAL NETWORK MOCAMBIQUE vai pagar pelo trabalho um subsidio correspondente a tabela dos consultores nacionais em vigor no Pais. Os potenciais candidatos deverão submeter propostas por email para o endereço abaixo, ate ao dia 09 de Agosto de 2017. 
Contactos
844339839 – Carlos Xirindza
84 2281948 – Daniel Enoque
Email: arterialnetworkinfo@gmail.com
Facebook: Arterial Network Mozambique
Blog: www.arterialnetworkmozambique.blogspot.com

ANÚNCIO PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA 


A Arterial Network existe em mais de 40 países, sendo que em Moçambique foi registada como Delegação Nacional e é no âmbito da sua implantação no país que pretende desenvolver o seu primeiro plano estratégico, 2018-2020 conforme os termos referência em anexo obedecendo as etapas abaixo descritas.
As propostas técnicas e financeiras devem ser enviadas, até as 12 horas do dia 5 de Agosto de 2017, por correio electrónico arterialnetworkinfo@gmail.com

TERMOS DE REFERÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PLANO ESTRATÉGICO DA ARTERIAL NETWORK MOÇAMBIQUE

  
I.                   INTRODUÇÃO
A Arterial Network é uma organização continental para a promoção da diversidade cultural e que tem como visão, tornar o sector cultural africano mais dinâmico e sustentável, engajado não somente na elevação na prática a qualitativa das artes como forma de expressão cultural mas também como vector de desenvolvimento, contribuindo para a promoção dos direitos do Homem, da democracia assim como para erradicação da pobreza no continente Africano.  A Arterial Network Moçambique, abreviadamente designada ANM é uma entidade de carácter privado e sem fins lucrativos criada ao abrigo do disposto no nº 1 do artigo 76, da Lei 8/91 de 18 de Julho, que aprova o direito ao livre associativismo em Moçambique, sendo que em sua génese, é constituída por jornalistas culturais, gestores, promotores, músicos, dançarinos, poetas, cineastas, agentes do teatro, artistas plásticos, estilistas, investigadores, enfim, todos os praticantes e fazedores da cultura e das artes.

De frisar que a par de outras iniciativas desenvolvidas pelos demais actores, a Associação Arterial Network Moçambique, aparece como contribuinte para a promoção das artes e da cultura, tendo como desafios, reforçar o mosaico artístico nacional através de parcerias directas com os centros de difusão de conhecimento, associações nacionais e todos aqueles que directa ou indirectamente estão vinculados às artes e cultura.

Por outro lado, a Arterial Network Moçambique pretende levar avante junto à suas congéneres a nível continental trabalhos de demonstrações em exposições e oficinas de arte em todas formas de manifestação artístico-cultural, tudo na perspectiva de transferência de conhecimento por via do intercâmbio cultural, transformando conhecimento teórico em prático. 

A Arterial Network existe em mais de 40 países, sendo dessa forma registada como Delegação Nacional, associações, comités, comissões, enfim, outras formas de estruturas baseadas nas leis de cada país. Portanto, Moçambique a organização foi estabelecida pela primeira forma de representação primeiramente anunciada e é no âmbito da sua implantação que pretende desenvolver o seu primeiro plano estratégico, 2017-2020 nos termos aqui apresentados que será no seu término avaliado para formulação de acções futuras.

II.                AVALIAÇÃO SITUACIONAL DAS ARTES E DA CULTURAL EM MOÇAMBIQUE NO ÂMBITO DA ACTUAÇÃO DA ANM
No contexto das condições do continente Africano, a visão da ANM e compreensão do desenvolvimento e da dimensão cultural, definiu os seguintes objectivos específicos:

1.      Construir, promover e desenvolver redes nacionais, regionais e continentais sustentáveis e eficazes, no âmbito das disciplinas de artes, fazendo o uso apropriado da advocacia e “lobby” nos países, nas regiões, no continente e internacionalmente em apoio ao sector criativo moçambicano;
2.      Colectar e distribuir informações relevantes, dados e documentos a fim de capacitar na área das artes e da cultura ao nível da região e do continente Africano no geral, a sociedade civil e suas organizações por forma a planear e agir informados na defesa de seus interesses;
3.      Incentivar debates, discussões e teorização em torno das artes, da cultura, indústrias culturais e criativas e das artes contemporâneas, discursos da cultura e desenvolver posições moçambicanas de liderança sobre estas questões.
4.      Ajudar a construir circuitos nacionais, regionais, continentais e internacionais (festivais, lojas e feiras, etc), para distribuir bens e serviços culturais africanos e permitir que os artistas moçambicanos façam tournées com seus trabalhos para gerar renda através da sua produção criativa;
5.      Facilitar a formação e desenvolvimento dos recursos humanos necessários para a prática, distribuição e comercialização das artes bem como bens e serviços criativos do País;
6.      Mobilizar os recursos locais, regionais, continentais e internacionais de apoio ao desenvolvimento, promoção e distribuição de bens e serviços criativos moçambicanos; e que concorram no final para a melhorar as condições de trabalho e de vida, defender os direitos dos artistas e profissionais criativos e da cultural no país.

Assim, considerando os objectivos acima arrolados, a avaliação cinge-se na sistematização de informações sobre a situação do país na materialização desse diserato como forma alinhar as linhas estratégicas para o desenvolvimento do plano estratégico da ANM. Por outro lado, deverá ter em conta na elaboração do referido plano, as linhas estratégicas e as acções definidas da Arterial Network Continental.

II.1 Resultados esperados
ü  Relatório de Avaliação da Situação no país das áreas de actuação da ANM com enfoque para os objectivos definidos pela organização;
ü  Avaliação do contexto, missão e visão da ANM; e
ü  Recomendações para actividades futuras e estruturação institucional da ANM para a elaboração do primeiro Plano Estratégico.

III.             ELABORAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO DA ANM, 2017-2020
A elaboração do Plano Estratégico da Arterial Network Moçambique para o horizonte temporal 2017 a 2020 é a fase subsequente da avaliação da situação do mandato da organização parte do exercício proposto nos presentes termos de referências.

Neste sentido, o consultor e/ou a equipa de consultoria baseando numa metodologia a ser aprovada pela entidade contratante, deverá desenvolver o referido plano tendo em consideração toda a documentação legal e estratégica de suporte do mandato da ANM emanadas nos seus objectivos estatuários. De referir que a metodologia deverá ser acompanhado de um cronograma detalhado para realização dos trabalhos que tem como duração máxima 45 dias.

III.1 Resultados esperados
ü  Proposta do Plano Estratégico da Arterial Network Moçambique, 2017-2020;
ü  Plano de Acção do Plano Estratégico da Arterial Network Moçambique, 2017-2020 devidamente orçamentado;
ü  Plano Estratégico da Arterial Network Moçambique, 2017-2020 Harmonizado e Aprovado pelo Conselho de Administração da ANM


______________________________________________

Anúncio para Formação de Gestores e Mobilizadores de Fundos de Organizações da Sociedade Civil Cultural da Província de Maputo, Gaza e Inhambane 


As respostas devem ser enviadas, até as 20 horas do dia 5 de Agosto de 2017,

______________________________________________________________________

FORMAÇÃO EM MOBILIZAÇÃO DE FUNDOS  PARA ONG CULTURAIS  ARTERIAL NETWORK MOÇAMBIQUE

Contexto

A Arterial Network Moçambique (ANM) é uma organização nacional da sociedade civil cultural, de carácter privado e sem fins lucrativos para a promoção da diversidade cultural. A ANM tem como visão, tornar o sector cultural moçambicano mais dinâmico e durável, engajado não sómente numa prática qualitativa das artes entanto que forma de expressão cultural, mas também, como vetor de desenvolvimento, contribuindo para a promoção dos direitos do homem e da democracia, assim como a erradicação da pobreza em Moçambique.  

Os artistas, agentes e fazedores culturais do vasto sector da diversidade cultural moçambicano enfrentam desafios em todas as esferas do desenvolvimento das suas atividades, concretamente na implementação da cadeia de valor da produção cultural, legislação, politicas, estratégias, governação, mercados, promoção, mobilidade de artistas, infraestruturas entre outros elementos estruturais e infraestruturais, cruciais para o desenvolvimento das Artes e Cultura em Moçambique. Os artistas produzem, mas o seu produto é vendido na pirataria devido a ineficácia da legislação, falta de mercados e infraestruturas culturais; assim como tem dificuldades de aceder a mercados culturais e espaços de interação e intercâmbios com outros artistas a nível nacional, regional e internacional.

Em Moçambique, um grupo de Moçambicanos, agentes e praticantes culturais, apoiados pela Arterial Network Africa, se juntaram para criar a Arterial Network Moçambique, com o objectivo de fortalecer as capacidades do seu grupo alvo, agrupado em associações e organizações culturais, e criar plataformas para interação, mercados e formações em gestão e produção cultural. A génese do grupo alvo é constituída por jornalistas culturais, gestores, promotores, músicos, dançarinos, poetas, cineastas, agentes do teatro, artistas plásticos, estilistas, enfim, todos os praticantes e fazedores da cultura, em Moçambique. A Arterial Network Moçambique foi criada em Moçambique no dia 29 de Fevereiro de 2015, ao abrigo do disposto nº 1 do artigo 76, da lei 8/91 de 18 de Julho, que aprova o direito ao livre associativismo em Moçambique.

A Arterial Network Moçambique, tem organizado, regularmente, em diversas áreas, debates, formações, troca e partilha de informação com os diferentes actores através do FORUMARTERIALNETWORKMOZAMBIQUE e advocacia. É neste contexto que a ANM, com o apoio financeiro da Cooperação Suíça planifica uma Formação Práctica em Mobilização de Recursos (fundos) para Gestores Culturais e Mobilizadores de Recursos Financeiros de Organizações da Sociedade Civil Culturais de Maputo, Gaza e Inhambane. A Formação Prática terá lugar nos dias 01, 02 e 03 de Agosto de 2017, na Cidade de Maputo, das 8:00 as 16:30 horas.

Objectivo da formação

A formação tem como objectivo, fortalecer as capacidades dos gestores e mobilizadores de recursos (fundos) de organizações da sociedade civil culturais. A formação visa desenvolver capacidades para desenharem Projectos que vão garantir a sustentabilidade das suas acções e das suas organizações.

Objectivos Específicos

Especificamente, a formação estará dividida em quatro (4) partes:
1) Planificar Escrever um Projecto;
2) Fazer Estratégia para Mobilizar Recursos (Fundos)
3) Escrever, efectivamente, um projecto; e a
4) Comunicar um Projecto aos potenciais doadores

Resultados Esperados da Formação

Espera-se que no final da formação, cada participante saia com um projecto da sua organização e a respectiva Estratégia de Mobilização de Fundos. Por isso, os participantes seleccionados deverão se fazer presentes com uma ideia de Projecto a ser operacionalizado ao longo da formação.

Facilitação.

A ANM vai engajar a Especialista da Arterial Network Moçambique em Mobilização de Fundos para facilitar a Formação Práctica.

Participantes:

Os participantes da Formação Prática da Arterial Network Moçambique serão selecionados a partir de uma chamada de participantes a ser feita na Plataforma da organização através de uma ficha de inscrição. Dada a avalanche dos potenciais participantes, a ANM reserva-se o direito de apenas selecionar os participantes que tiverem já elaborado algum projecto desde a sua constituição. Apenas 30 participantes de 15 organizações serão selecionados para participar na formação. Os participantes vão partilhar ideias e experiencias sobre Mobilização de Fundos e Estratégia de Mobilização de Fundos.

Os participantes não selecionados, poderão participar mediante o pagamento de 3,000.00 (três mil Meticais) para suportar as despesas da sua alimentação durante os 3 dias da formação.

Custos da Formação

O curso de Formação Práctico é gratuito para os participantes selecionados. A Cooperação Suíça, Moçambique, financia, na totalidade a formação no âmbito da sua cooperação com a Arterial Network Moçambique e no quadro de seus esforços para apoiar o desenvolvimento da Cultura em Moçambique.


Contactos

844339839 – Carlos Xerinda
84 2281948 – Daniel Enoque
Email: arterialnetworkinfo@gmail.com
Facebook: ARTERIAL NETWORK MOZAMBIQUE






FORMAÇÃO EM MOBILIZAÇÃO DE FUNDOS
01-03 Agosto 2017


FORMULÁRIO


1. INFORMAÇÃO GERAL


DETALHES PESSOAIS

Apelido: __________________________________
Nome: __________________________________
Data de Nascimento________________________
Género: Masculino-Feminino ___________________

CONTACTOS

e‐mail:_______________________________________
Endereço: _____________________________________
Cidade: ________________________________________
Organização:
Telefone: ________________________

INFORMAÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO DO PARTICIPANTE

Grau escolar: ___________________________________________
Áreas de estudo: ________________________________________
Nome da instituição: _____________________________________


2. INFORMAÇÃO SOBRE A OCUPAÇÃO E POSIÇÃO DO PARTICIPANTE NA ONG

Ø  Nome da organização/instituição que representa: ________________________
Ø  Informação e posição que ocupa na sua organização______________________
Ø  Período do engajamento com a organização: ____________________________
Ø  Sua Organização tem o relatório anual de 2016? Pode partilhar
Ø  Tem um draft de algum Projecto?
Ø  Garante a participação de mais um Membro da sua Organização na formação, responsável de Mobilização de Fundos, Gestor ou coordenador de Projectos? Nome, contacto e posição.

Ø  Descrição das atividades/posição (do que faz) na sua organização, até 200 palavras.









3. EXPERIENCIA NA MOBILIZAÇÃO DE FUNDOS

Experiencia com ONG’s Culturais: (max. 250 palavras)






4. MOTIVAÇÃO

Favor explicar as razões que o/a conduz a aplicar para esta formação (250 palavras)







5. PROGRAMA

Já participou em algum programa da Arterial Network Moçambique? _____________________

Qual? ______________________________________

O que achou? _______________________________

6.      EXPECTATIVA DO FINAL DO CURSO (200 Palavras)









Prazo para entrega dos formulários: 25 Julho 2017 no endereço eletrónico arterialnetworkinfo@gmail.com




Sem comentários: